Conversando sobre a ADAPTAÇÃO ESCOLAR

A adaptação da criança à Escola é de tal modo importante que necessita receber de nós, pais e equipe pedagógica, uma atenção muito especial.

Pode-se comparar a entrada da criança na Escola ao ato de nascer, pois sua casa é tão
conhecida como o útero materno. Seus sons, seus cheiros, sua luminosidade e as pessoas que ali vivem constituem um mundo confortável e seguro para cada pequeno ou pequena.

Entrar na Escola, portanto, é um mergulho em um mundo desconhecido e representa, não só para as crianças como também para os pais, o primeiro movimento de separação da família.

Inicialmente, a criança é trazida à Escola pelos pais ou responsáveis, sentindo-se, assim, segura ao estar acompanhada por elementos de “seu mundo”. Dessa forma, fica maravilhada diante das possibilidades de experimentar brinquedos, descobrir cores, músicas, histórias, e conviver, por prazerosas horas, com outras crianças. Contudo, no momento em que a criança associa tais conquistas à separação de sua família, ela pode se sentir temerosa. Junto com ela, os pais vivem um conflito – muito natural – entre manter a criança segura e protegida ao seu lado ou confiar à Escola tudo
o que possuem de mais importante e precioso, acreditando na seriedade do trabalho da instituição e permitindo que um novo mundo seja, passo a passo, descoberto e conquistado por seu filho ou filha.

Sendo assim, pais, crianças e professores vão necessitar de um espaço de tempo para
aproximarem-se, descobrirem-se e conquistarem-se. Chamamos esse período de adaptação.

Mesmo os pequenos e pequenas que se dirigem ao ambiente escolar com entusiasmo e curiosidade podem achar muito longo o período em que ficam afastados de seus familiares. Assim, algumas crianças ainda não admitem que suas mães as deixem sozinhas e custam a acompanhar suas professoras. Já outras, se despedem com facilidade nos primeiros dias, deixando suas mães saudosas e ressentidas.

Logo, para “construirmos” um tranquilo e afetuoso processo de adaptação, pautado na tão importante parceria Família/Escola, apresentamos aqui algumas informações e sugestões para as quais solicitamos toda a atenção dos familiares:

  • Inicialmente, não convém que a criança permaneça o tempo integral na Escola; apenas
  • algumas horas bastam. Gradativamente, aumenta-se o período de permanência do aluno, até que ele possa cumpri-lo integralmente, o que deve ser combinado com a própria professora, conforme o ritmo de conquista de segurança do aluno ao ambiente escolar.
  • É importante respeitar os horários de entrada e saída estipulados pela Escola, desde o primeiro dia. Este é um fator de grande importância na adaptação às novas rotinas e atividades desenvolvidas. No entanto, os horários de alimentação e sono das crianças pequenas devem ser respeitados na organização do período de adaptação.
  • É preferível que o acompanhante seja sempre o mesmo e que haja apenas um adulto na Escola durante o período de adaptação.
  • No primeiro dia de aula, os pais poderão estar dentro da sala de aula, conforme combinado com a professora. Neste caso, o acompanhante deverá colaborar para manter o ambiente calmo, apenas observando e permanecendo no local indicado, evitando acompanhar a movimentação infantil.
  • Ao longo da primeira semana, após vivenciarem um momento de troca com as professoras, os responsáveis devem ficar em locais próximos às salas, de forma que as crianças tenham acesso aos acompanhantes, sempre que o solicitarem.
  • Ao perceber a criança envolvida com as brincadeiras, o acompanhante pode se ausentar por alguns minutos, lembrando-se de despedir-se da criança, explicando que vai beber água, por exemplo. Ao voltar, deve sinalizar para criança o seu retorno.
  • A partir da sinalização da professora, o responsável já pode tentar se despedir da criança na porta da sala, assegurando que vai esperá-la do lado de fora e não se ausentará do local, cumprindo o que foi prometido.
  • É fundamental que a família transmita à criança tranquilidade e confiança em relação à Escola.
  • As professoras utilizarão técnicas e recursos que objetivam facilitar o processo de adaptação à Escola, sendo necessário que as sugestões sejam seguidas pelos responsáveis.
  • Cada criança vencerá o processo de adaptação com o seu próprio ritmo, dentro de um
  • determinado período de tempo: uma, duas semanas ou mais.
  • Quaisquer dificuldades apresentadas pelas crianças ou mesmo dúvidas provenientes de suas famílias serão atendidas pela coordenação, que estará completamente envolvida com esse processo e à inteira disposição das crianças e de suas famílias.
  • Todos esses pontos podem se aplicar também aos alunos antigos, que muitas vezes podem precisar de períodos de readaptação.

Mariana Aquino.
Coordenadora da Educação Infantil