O Ensino de História e Cultura Indígena na Educação Infantil.
Pindorama, pela ilustradora Marilda Castanha.
O Fórum Cultural, uma Escola particular em Niterói,
entende a educação através do debate de ideias e possibilita
o aluno acessar a um amplo arcabouço cultural,
desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Médio.
Em diálogo com as legislações voltadas para a educação,
a Escola vem se repensando e se
refazendo continuamente com o objetivo de proporcionar uma formação
humana integral que vise à construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva, tal como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017).
Uma das formas de se construir uma sociedade mais democrática e
inclusiva é considerar os diferentes grupos étnicos que foram e são
fundamentais no processo de formação da nossa sociedade, tais como os
povos indígenas e os afro-brasileiros. Nessa direção, uma grande conquista é a
lei 11.645/08, que tornou obrigatório a inclusão da temática “História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena” em todo o currículo escolar.
A Escola tem uma importância fundamental nesse projeto de refletir de
forma adequada as diferentes culturas dos povos indígenas do Brasil desde os
primeiros anos da vida escolar. O objetivo desse estudo é introduzir a questão
da temática indígena para a realidade da Educação Infantil, que compreende o
ensino das crianças de 2 a 5 anos de idade, aproximadamente. Para tanto, o
primeiro passo será uma conversa sobre o processo de desconstruir os
estereótipos e alguns pré-conceitos que existem sobre os povos indígenas no
imaginário popular. O passo seguinte será uma breve imersão nas diferentes
culturas dos indígenas reais. E, para que o tema seja palatável para as alunas e
os alunos da Educação Infantil, o percurso metodológico será sempre pelo
universo lúdico, ou seja, pela contação de histórias, pelas músicas, pela arte e
pelas brincadeiras, como veremos a seguir.
Abaixo, confira a publicação do artigo voltado à reflexão do tema "O Ensino de História e Cultura Indígenana na Educação Infantil" escrito pela
Professora Juliana Latini,
Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF)
e Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento,
Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA)
Saiba como o Fórum Cultural, uma Escola em Niterói, introduz a questão
da temática indígena para a realidade da Educação Infantil.